Perguntas Frequentes

A gente sabe, são muitas! Por isso compilamos as mais frequentes aqui. Mas, se você ainda precisar de ajuda, pode escrever que a gente se esforça pra responder rapidinho.

A comida é crua mesmo? Mas e os parasitas e as bactérias?

Sim, crua e imediatamente congelada a -40°C e mantida a pelo menos -18°C para armazenamento. Lembre-se que o sistema digestivo dos cachorros e gatos é diferente do nosso e foi minuciosamente projetado pela natureza para digerir justamente carne crua. O DNA do cachorro é 99% igual ao do lobo, acredita? Ou seja, eles possuem as enzimas necessárias para processar carne crua, pode relaxar. Aliás, seu organismo funciona muito melhor quando é alimentado dessa forma. Mesmo assim, tomamos precauções extras, congelando a carne e os miúdos a pelo menos -18°C , o que não apenas mata eventuais parasitas, como também garante a manutenção de todas as vitaminas e minerais. Fora isso, podemos garantir que nossos fornecedores são os melhores, e que o nosso ambiente de produção é rigorosamente controlado. Só compramos  carne com certificado SIF (Serviço de Inspeção Federal) e realizamos testes microbiológicos em todas as nossas matérias primas. Pra vocês terem uma ideia, toda a carne usada na Original B.A.R.F é própria para consumo humano. Quem vai querer roubar comida agora é você!

O quem tem numa porção

de Original B.A.R.F.?

Está tudo no rótulo! E nós nos orgulhamos muito dele! Cada um dos nossos sabores tem uma composição diferente, especialmente formulada por uma equipe interdisciplinar para oferecer o melhor ao seu melhor amigo.

Não, você precisa apenas descongelar, do mesmo jeitinho que faz quando tira um bife do congelador pra passar no dia seguinte. Tire a almôndega de Original B.A.R.F. do congelador na noite anterior e ofereça ao seu peludo pela manhã ou no decorrer do dia, de acordo com a orientação de seu veterinário.

Mas eu preciso esquentar?

E se eu esquecer de descongelar?

Como as almôndegas são pequenas, elas descongelam rápido. Se você esquecer de colocar na geladeira de noite, basta tirar a porção do freezer e colocar em um pote tampado em uma superfície higienizada fora da geladeira. Seu pet não vai precisar esperar muito.

Posso descongelar no micro-ondas?

Preferimos que não, já que o descongelamento no micro pode acabar cozinhando o produto, e o cozimento acarreta a perda de nutrientes. Também não recomendamos assar ou dourar na frigideira, pelo mesmo motivo. O que não quer dizer que vá fazer mal ao seu animal, apenas que, dessa maneira, não podemos garantir o equilíbrio nutricional da dieta.  

Preciso suplementar a

dieta do meu animal? 

Não. A Original B.A.R.F é um alimento completo. Você que já leu todas as informações disponíveis e ficou expert em alimentação natural sabe que, se não há ossos disponíveis na dieta, o cálcio precisa vir de algum lugar. Mas fique tranquilo - nós pensamos em tudo. Trabalhamos com um time multidisciplinar e chegamos a uma fórmula perfeita, com todos os suplementos que o seu animal precisa pra ficar mais saudável do que nunca.

Sobrou um pouco de B.A.R.F no potinho, o que fazer?

Se sobrar, guardar na geladeira, tampado, até a próxima refeição. Caso não seja consumido novamente em 48 horas, descartar.

Qual a quantidade de

comida crua que devo oferecer?

Em geral, cães adultos devem receber o equivalente de 3 a 5% do seu peso ideal por dia. Isso se a intenção for manter o peso. Se o seu peludo precisa perder ou ganhar uns quilinhos, aí esse valor vai variar um pouco pra baixo ou pra cima. Mas não estranhe se o seu cãozinho comer mais que um cão de grande porte. É assim mesmo. Cães pequenos comem mais que cães grandes, pois seus metabolismos são completamente diferentes. Vamos dar um exemplo: Um cão SRD* saudável de 8kg, que não precise nem perder e nem ganhar peso, pode consumir em média 400g de B.A.R.F por dia (5% do peso). Outro cão SRD*de 30kg, em seu peso ideal, poderá consumir 900g de B.A.R.F por dia (3% do peso). 

 

Filhotes costumam receber o equivalente a 2 a 6% do seu peso estimado quando adultos por dia para que possam crescer saudáveis. Outra referência indicativa da quantidade a ser oferecida ao filhote é com base no peso atual. Ou seja, filhotes poderiam receber de 3 a 5% do seu peso atual. Mas, lembrem-se: peludinhos costumam comer mais do que os grandões. 

 

Então, fiquem atentos, porque essa recomendação básica pode variar de acordo com a raça, o nível de atividade física e a idade do cão. Cães de porte grande, por exemplo, tendem a receber aproximadamente de 3% a 4,5% do peso ideal por dia. Já o Chihuahua pode precisar de 8 a 10%; o Basset Hound e o Labrador, 3,5%; o Spitz Alemão, 4%. Cães mais ativos, como Border Collie, Boxer, Boston Terrier, Bulldogue Francês, Doberman e Pastor de Malinois podem precisar de 6%. Para saber a quantidade exata mesmo, nada é melhor que uma consulta com um veterinário, mas a gente também pode te ajudar a dar os primeiros passos. 

A quantidade diária de Original B.A.R.F recomendada para gatos a partir de 8 semanas de vida varia entre 4 a 8% do seu peso ideal. Fatores como raça, estado de saúde e nível de atividade física podem influenciar na quantidade a ser oferecida. 

Nossas embalagens são pensadas para ocupar o menor espaço possível, e são maleáveis, o que ajuda na hora de organizar. Além disso entregamos semanalmente, para não ocupar espaço no seu freezer. 

Vai caber no meu freezer?

A transição deve ser feita de forma progressiva. Sugerimos que, no primeiro dia, você substitua ⅛ da ração por Original B.A.R.F, e vá aumentando progressivamente a cada dia, até que no oitavo dia o potinho seja só B.A.R.F. Caso o peludo apresente diarreia ou vômito, dê um passo para trás, ou seja, volte ao que estava sendo dado um dia anterior à apresentação desses sintomas. Outra forma de fazer a transição seria deixar o animal ADULTO em jejum 24h e, depois disso, introduzir a porção da Original B.A.R.F indicada para o porte do peludo.

 

Resolvi trocar! Como fazer a transição da ração comum para a Original B.A.R.F? 

Bom, é normal que aqueles peludos com paladar refinado, acostumados a comer uma comidinha temperada, podem dar uma torcida de focinho para uma alimentação totalmente natural, sem tempero ou qualquer outro saborizante. A gente também dá, né? Caso as almôndegas ou os hambúrgueres não estejam em temperatura ambiente, é possível que, inicialmente, seu peludo reclame e se recuse a comer. Uma solução é acrescentar um pouco de água quente na tigelinha com  B.A.R.F.

 

Meu  cachorro não

curtiu a B.A.R.F, e agora? 

Após a transição, é possível que ocorra uma troca de pelos e/ou que aumente a secreção de ouvido. Esses são sinais de desintoxicação. Costumam ocorrer após um mês da introdução da B.A.R.F e não devem causar preocupação. Você também deve perceber um aumento na disposição geral do seu pet - é possível que seu cão adulto volte a brincar como filhote. Ele também vai passar a ingerir menos água, o que comentamos em mais detalhes a seguir, e vai passar a se interessar bem mais pelas refeições. É possível que ele aguarde ansiosamente a hora de se alimentar, e pareça estar um tantinho desesperado de fome, mas isso é só porque a digestão da carne crua é mais rápida e mais eficiente. Além, claro, do sabor ser bem melhor.

 

O que vou perceber com

a mudança de alimentação?

Esse pode ser um sinal de que a transição foi feita de forma muito rápida e está causando desconforto intestinal. Por isso, não tenha pressa. Faça a transição com calma e siga as orientações cuidadosamente. Se houver diarréia, volte uma etapa na adaptação, mas não desista. A adaptabilidade dos cães a uma nova dieta é muito mais sensível do que a nossa. Os desconfortos deverão desaparecer ao final da primeira semana. Depois disso, será possível ver os benefícios, e eles são muitos.

 

Meu cachorro está fazendo cocô mole, mais escuro e/ou com muco. E agora?

Não. Aliás, o oposto disso. Um dos maiores problemas causados pela ração seca é o mau funcionamento dos rins, uma vez que nem toda a água do mundo pode substituir a umidade presente na carne crua. Quando o seu animal passa a ter uma alimentação natural, a diminuição da ingestão desenfreada de água acontece, e deve ser considerada um sinal de equilíbrio e saúde, já que a carne crua também fornece a água (em forma de umidade) que ele precisa.

 

Comecei a dar Original B.A.R.F e meu cachorro/gato parece não beber mais água, ele está com algum problema?

Veja os benefícios aqui